Nossa equipe acredita e confia na infância e em suas ricas possibilidades
Gisele Villela
O comportamento humano sempre me interessou desde a adolescência. No entanto, somente anos depois, quando minha profissão na época não fazia mais sentido, resolvi então resgatar um desejo da juventude e fui cursar Psicologia.
Ao longo da graduação foi fazendo sentido para mim a importância da família, especialmente os cuidados maternos no desenvolvimento infantil.
Sendo assim, direcionei meus estudos para compreender o universo da família e minha prática profissional em acolher e atender mães, pais e cuidadores proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar.
Capacitações
Mestre em Pediatria e Ciências Aplicada à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/ EPM
Aperfeiçoamento em Psicologia Aplicado à Nutrição infantil pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM
Extensão em Psicanálise dos Laços Sociais pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP
Juliana Meneses
Sou nutricionista que acredita que nutrição é ciência e que a alimentação, quando feita de maneira segura e consciente pode influenciar a saúde, prevenir doenças e ainda garantir esses benefícios para as próximas gerações. Sempre me identifiquei com a nutrição clínica pediátrica e desde o início da minha carreira, durante os atendimentos multidisciplinares, aprendi a enxergar a criança e sua família de maneira integral, ouvindo a abordagem do pediatra, do psicólogo, do fisioterapeuta, do fonoaudiólogo. Acredito que só é possível garantir a saúde, o bem-estar e a alimentação adequada para cada fase da infância a partir da união de todas essas percepções. Sempre priorizando a singularidade da criança e com o olhar ampliado à dinâmica da família.
Tenho experiência em nutrição materno infantil, da gestação a infância, com crianças com distúrbios nutricionais, da desnutrição a obesidade e com dificuldades alimentares. Atuo também com terapia nutricional em situações específicas como nas alergias alimentares.
Capacitações:
Doutora e Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Aprimoramento em Saúde, Nutrição e Alimentação Infantil com Enfoque Multidisciplinar pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduada em Nutrição pela PUC de Campinas
Priscila Andrade Paulo
Fisioterapeuta, mãe do João Pedro de 2 anos, apaixonada pelas etapas dinâmicas do desenvolvimento humano. Desde a época da universidade procurou direcionar suas práticas ao atendimento humanizado e global. A resposta sobre o caminho a seguir iniciou quando teve a oportunidade de atuar na prefeitura do município do Embu das Artes com equipe interdisciplinar sensível e dedicada com projetos de promoção do desenvolvimento e inclusão social.
Acredita na importância de um de olhar para primeira infância individualizado, dinâmico e compartilhado com a criança e sua família.
Capacitações:
Mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP.) Trabalhou no Projeto Desenvolver- Universidade Federal de São Paulo (Pida Embu/ Unifesp) no acompanhamento transdisciplinar das crianças com fatores de risco conhecidos e alterações comprovadas do desenvolvimento. Formação pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atua na assistência, pesquisa científica e avaliação do desenvolvimento infantil.
Regina Maria Cardoso
A maior parte da minha atividade profissional está ligada à UNIFESP, em projetos de atuação na área de Saúde Coletiva que serviram como campo de estágio para graduandos em Fonoaudiologia e residentes de Pediatria, entre outros.
O Projeto Desenvolver que recebia crianças com risco de atraso no desenvolvimento foi, sem dúvida, o mais significativo porque durante 20 anos atuei em equipe interdisciplinar no acompanhamento e intervenção oportuna no Desenvolvimento Infantil. Compartilhar saberes com outros profissionais da área da Saúde e com as famílias foi uma experiência transformadora que abriu caminho para uma compreensão mais abrangente do desenvolvimento humano. Foi ainda nesse trabalho que pudemos, enquanto equipe construir estratégias de trabalho conjunto que possibilitaram a muitas crianças e suas famílias novas oportunidades de vida saudável e criativa (?)
Atualmente exerço atividades didáticas, como convidada, no Departamento de Pediatria (UNIFESP) no qual procuro privilegiar, dentro do espaço da formação médica essa perspectiva do compartilhamento de saberes.
Componho a equipe do Espaço Teçá que me proporciona, novamente, a oportunidade de atuar em equipe Interdisciplinar no acompanhamento do desenvolvimento infantil, bem como no diagnóstico e tratamento das suas alterações.
Capacitações:
Graduação e Pós-Graduação na UNIFESP
Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria
Vanessa Cristina Waetge Pires de Godoy
Mesmo antes de escolher a minha profissão, já sabia que queria trabalhar com crianças. Sempre gostei muito do universo infantil e seus encantamentos. Por isso, quando me formei fisioterapeuta, escolhi a pediatria como minha especialidade. Sou apaixonada pelo que faço e acredito em um atendimento de fisioterapia respiratória de forma lúdica, humanizada e informativa, envolvendo não só as crianças, mas também suas famílias.
Capacitações
Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina –UNIFESP/EPM
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrico pelo COFITO/ ASSOBRAFIR
Mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina –UNIFESP/EPM
Cursos na área de Fisioterapia Respiratória Neonatal e Pediátrica
Jane Persinotti Trujillo
Ainda enquanto estudante de psicologia, uma experiência marcou de forma definitiva minha trajetória: tive a oportunidade de participar do trabalho de uma Escola de Educação Infantil no começo de sua implantação e ali permanecer por alguns anos. Meados da década de 1970, época em que pouco se falava de Psicologia Escolar. Foram descobertas importantes sobre a escola enquanto espaço importante na construção da identidade dos sujeitos – adultos e crianças – que ali habitam.
Essa experiência me permitiu participar da implantação da área de estágios em Psicologia Escolar em cursos de psicologia em algumas instituições de Ensino Superior assim como o trabalho com a formação de psicólogos na área escolar, durante muitos anos até muito recentemente.
Nos anos 1980 participei de algumas experiências de grupos de trabalho envolvendo a discussão sobre a formação em Psicologia, ligados ao Conselho Regional de Psicologia – 6ª Região e, posteriormente, como Conselheira na gestão Palavra Aberta.
Por detrás dessa trajetória, uma preocupação e uma busca, herdadas das experiências dos anos 1960: nosso fazer profissional pode ajudar a construir o mundo que queremos.
Este foi o mote para ir para a escola pública ainda que em outro papel profissional. Tem sido uma experiência rica e instigante que tem me permitido, ao lado de outras tantos fazeres, estar cotidianamente junto de crianças da educação infantil e me maravilhar com suas trajetórias e saberes.
O trabalho no Teça veio ao encontro de uma busca por uma experiência multiprofissional. Uma experiência de grupo na qual o olhar dos vários profissionais se afina e se dirige à integralidade de bebês e crianças e seu desenvolvimento.
Capacitações:
Graduação : Instituto de Psicologia USP
Mestrado: Psicologia da Educação PUCSP
Karin Diniz
Minha mãe é artista plástica e o sonho dela era que eu trabalhasse com design ou moda. Mas o que eu gostava mesmo era de cuidar de pessoas.
A escolha da medicina sempre esteve intrínseca, desde que eu me conheço por gente. Lembro quando eu tinha uns 6 anos de andar com a minha maletinha do “senhor doutor” pra cima e pra baixo. E usar meu irmão e primos de cobaia como pacientes.
Quatro anos da faculdade se passaram e a pediatria nunca esteve entre as minhas principais escolhas, queria fazer endocrinologia ou oftalmologia. No quinto ano, começou o internato, momento em que temos nosso aprendizado prático. Naquele ano vivenciamos as cinco grandes especialidades da medicina. Lá fui eu sem muita expectativa para o Hospital da Mulher, comecei a cuidar de bebês. Me encantei com a neonatologia. Vivenciei o milagre do início da vida dos nossos pequenos que são tão frágeis mas ao mesmo tempo tão guerreiros. Nos ensinando dia após dia sobre as pequenas grandes conquistas, sobre paciência, sobre resiliência e sobre a fé.
Desde então tenho venho me especializando em Pediatria Geral, cuidados do recém-nascido e cuidados intensivos em UTI-neonatal.
Por fim, me tornei mãe. Momento em que entendi que não são apenas os conhecimentos teóricos que nos ajudam nessa jornada. Tão importante quanto, são o amor e a empatia para cuidar das nossas crianças e do meio familiar que está se formando.
Participar do desenvolvimento e crescimento de um novo ser-humano é o que me desafia e me motiva a querer aprender mais todos os dias.
Capacitações:
Graduação: Faculdade de Medicina do ABC – FMABC
Pediatria: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa
Neonatologia: Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Natália Magalhães de Mattos
A escolha pela Medicina veio muito cedo, ainda criança. Mas ao conhecer a Homeopatia é que entendi o motivo da minha escolha. Através de um paradigma diferente sobre o processo saúde-doença, a Medicina fez sentido aos meus olhos.
Ao terminar a graduação optei pela Pediatria, uma escolha que era óbvia para o meu perfil, segundo aqueles que me conhecem bem. Mas ela só fez sentindo quando me aperfeiçoei em Desenvolvimento Infantil. Assim encontrei meios de exercer a Pediatria da forma mais completa, sob um olhar amplo e multiprofissional.
Tanto ao atender crianças (conheça a consulta de Pediatria) quanto adultos (conheça a consulta de Homeopatia), o cuidado é individual e com o atendimento mais adequado para cada família e para cada contexto de vida. Por isso minhas consultas duram o tempo necessário para que você se sinta à vontade para conversar e me contar sua história em um ambiente acolhedor.
Capacitações:
Aperfeiçoamento em Desenvolvimento da criança pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina –UNIFESP/EPM
Mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP/EPM
Curso em Aleitamento Materno pelo Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo
Curso em intervenção precocíssima de bebês e seus pais pelo Instituto Langage
Raffaela Nicodemo Lemos
Pediatria para mim sempre foi sobre cuidar de uma família inteira e não de um paciente apenas. Fazer pediatria é conectar-se com alguém que nem sempre consegue descrever seus sintomas e sentimentos, mas que os expressam de outras maneiras e conectar-se também com aqueles que estão ao seu redor, muitas vezes na figura única da mãe. A gente acaba fazendo parte um pouco da família, e esta troca é muito gratificante! Foi por este caminho que a medicina foi me levando para a pediatria e da minha atuação inicial do cuidado pediátrico hospitalar para o acompanhamento longitudinal através da puericultura no consultório.
A consulta pediátrica, centrada na puericultura, deve ter o cuidado e o desafio de ver a criança como um todo; monitorar o crescimento, observar o desenvolvimento neuropsicomotor, antecipar acontecimentos rotineiros ao longo dos primeiros meses e dos anos seguintes, promover saúde e bem-estar entendendo a criança e o adolescente como um sujeito de direito dentro da cultura de sua família e da sociedade em que vive.
Dentro desta abordagem ampla que acredito poder fazer a diferença como pediatra.
Capacitações:
Residência em Pediatria pelo Hospital Santa Marcelina e Especialidade em Pediatria Geral e Puericultura com enfoque no Desenvolvimento Neuropsicomotor e Crescimento pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina – Unifesp/EPM
Técnica de Assistente de Ensino da Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária do Departamento de Pediatria – Unifesp/EPM
Médica Assistente do setor de Emergência do Programa de Residência de Pediatria do Hospital Santa Marcelina
Walquiria Pereira Castello Branco
Psicóloga, formada pela PUC-SP, especializada em Psicologia da Infância pelo Departamento de Pediatria da Unifesp e Intervenção nas Relações Iniciais Pais-Bebês pelo Sedes Sapientiae. Durante 15 anos acompanhou crianças e famílias no SUS – Serviço de Saúde Mental Infanto-Juvenil e Ambulatório de Desenvolvimento; em instituições especializadas para crianças com múltiplas deficiências e transtornos do espectro autista e atendimentos em consultório. Hoje atua na clínica interdisciplinar da infância e dos transtornos do desenvolvimento, diagnóstico e intervenção oportuna.
